Seguidores

domingo, 25 de julho de 2010

CONGREGAR: UMA OBRIGAÇÃO CRISTÃ.

Vivemos num período de modernidade e comodidade. Já pensou num tempo que tudo era mais trabalhoso, mais demorado e de difícil realização? Quem queria comprar, vender, pagar ou se divertir, precisava, na maioria das vezes, que se deslocar quilômetros, andar horas e horas até chegar ao lugar desejado. A vida religiosa não era diferente. Crentes caminhavam distâncias enormes para ter o direito de, durante alguns minutos, participarem de um culto, ouvir um hino, um sermão e exercer a comunhão com os demais membros da congregação. O tempo passou e muita coisa mudou. Se alguém quer comprar o telefone resolve. Os “Diskcompras” da vida são extraordinários para a sociedade hodierna. Basta um telefonema e logo chega à porta da sua casa o entregador que vem voando baixo em sua motocicleta. Quanta agilidade! Se outro quer se divertir, na internet encontra a resposta com infinitas possibilidades de diversão, desde as sadias até as impuras e imorais. Se o crente está cansado, sem disposição para estar no templo, a televisão “resolve”. Os megacultos televisivos tem se apresentado como uma grande “solução” para tanta gente. Será? Tenho dúvidas quanto a isso.

Vejamos o que a Bíblia diz sobre a igreja primitiva: “Diariamente perseveravam unânimes no templo” (At 2:46a)

É inegável o papel da televisão na obra evangelizadora da igreja. Entretanto, ela deve se limitar a atingir os não crentes e no máximo socorrer irmãos que estejam TOTALMENTE impossibilitados de congregar. Não podemos mudar essa regra. Muitos crentes estão se enfraquecendo, tornando-se frios e quase alienados do meio eclesiástico. Estão se isolando em seu mundo e tendo a falsa concepção que estar na igreja não é tão necessário. O escritor aos Hebreus assim ensina: “Não deixemos de congregar, como é costume de alguns”. (Hb 10:25). Observemos que congregar ( reunir, juntar) é uma ordenança bíblica. Os hebreus, enquanto caminhando no deserto em busca da terra prometida, tinham que caminharem juntos, como uma verdadeira congregação. Tinham que permanecer debaixo da nuvem (durante o dia) e da coluna de fogo (durante a noite). Ex 13:21-22

Aprendamos com a Bíblia. Congreguemos mais. Não faltemos os cultos, participemos ativamente do maior número de atividades da igreja. Envolvamos-nos com a obra de Deus. É congregando que desenvolvemos nossa vida espiritual, aplicamos nosso amor cristão, nossa solidariedade, nossa fraternidade. Jamais admitamos sermos crentes “domingueiros”. Nunca permitamos que nossa família, especialmente nossos filhos fiquem em casa em dias de culto. Leve-os para a casa do Senhor.

Pense nisso!!!

Pr Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário